Viu Manent 80 anos

Por Verônica Chianca, do Chile


Estamos no Chile, convidados para a comemoração dos 80 anos da vinícola Viu Manent. Após uma longa viagem, fomos recebidos na noite de terça-feira, 06 de outubro, com um jantar de boas vindas no restaurante Aqui Esta Coco, um dos melhores restautantes de Santiago. Compomos a delegação brasileira, além de mim e de Marcelo, do Magazzino, João Centenaro, da Bahia; e Rosangela Romanos do Rio de Janeiro.



A entrada privilegiou os frutos do mar, havia vieiras, matchas e ceviche e nos foi servido, para acompanhar, Secreto Viognier (2014) e Secreto Sauvignon Blanc (2015). Para o jantar, Albacora a la mantequila acompañada de un delicioso charquicán casero e Garrón de codeiro acompañado con papas caramelizadas servidos com San Carlos Malbec (2007) e El Olivar Alto Syrah (2013), e a sobremesa créme bruleé de castaña de helado artesanal e ensalada de fruta de la estación.

Na manhã seguinte, quarta-feira, 07 de outubro, fomos à degustação.Chegamos à Viu Manent já passava das 11h. Na entrada, àgua com limão ou com hortelã  para refrescar. Seguimos então em três charretes para a degustação do dia e lá fomos recebidos em meio às barricas por um violinista e o seu violino que conferia calor, harmonia e receptividade, parecia contribuir para o vinho que ali envelhecia ali no ambiente frio e silencioso a espera de amadurecer até o ponto para nos encantar.

A bodega estava gelada, quando entramos, mas nos aguardava na mesa de degustação, um poncho da Viu Manent à disposição de cada um de nós, dobradinhos no encosto das cadeiras. Um mimo sem igual.








Nas paredes da bodega, bandeiras de 15 países convidados perfiladas nos recepcionavam, era um convite de boas vindas, assistiriamos à degustação de verdadeiras obras de arte saídas das mãos do enólogo Juan Pablo Lecaros e sua equipe. 15 rótulos degustados sob as explicações e comentários dos mestres do vinho liderados por José Miguel Viu Botini.  Finalizamos com uma pequena degustação vertical do Viu 1, que deixou claro o papel da Viu Manent no cenário do vinho chileno.







Participamos de um almoço ao ar livre na vinícola e  a sobremesa divina: compota de papaia com sorbet de manjericão e nozes, harmonizado especialmente com o Viu Manent Noble Semillon. E não sabiamos que uma surpresa maior nos aguardava: simplesmente, fomos agraciados com uma medalha comemorativa aos 80 anos da vinícula, "Viu Manent Ambassador", alusiva ao nosso cuidado e trabalho como o Viu Manent no Brasil, em Natal, no Magazzino, onde temos a satisfação de escrever um pouco da história do vinho.
 
Facebook
 

Mande seu comentário

Nome: *
E-mail:
Mensagem: *

0 Comentários

Encontre diversos produtos e sabores em nossa loja.

 
 
// Todos os módulos, exceto vinhos, terão o flash dos vinhos.