Adolfo Lona Brut Champenoise

Brasil | Garibaldi | Adolfo Lona
R$ 86,00
 

Dados Tcnicos

Quantidade Produzida: 8.600 gf/ano

Método: Champenoise

Total do Ciclo: 18 meses

Açúcares Totais: 6 gramas por litro

Teor Alcóolico: 12%

A técnica de elaboração deste espumante é idêntica à aplicada na região de Champagne na França e conhecido como método champenoise ou tradicional.
Neste método o processo de tomada de espuma é realizado lentamente na própria garrafa comercial, através da fermentação de uma parcela pequena de açúcares adicionada ao vinho base especialmente para esse fim. Como se sabe, um dos produtos que se formam durante esta segunda fermentação provocada é o gás carbônico.

Após o término dos açúcares, as leveduras, que são os microrganismos responsáveis pela sua realização, cessam suas atividades e vão morrendo lentamente num fenômeno conhecido como autólisis. Durante este fenômeno, que acontece somente após demorados meses, são liberadas substâncias chamadas aminoácidos que aportam ao produto aromas especiais de pão torrado e mel, características específicas dos espumantes produzidos pelo método champenoise ou tradicional.

Quanto mais tempo durar a permanência das leveduras com o vinho base, mais intensos serão os aromas e sabores descritos.

O espumante método tradicional Adolfo Lona sempre mantêm as leveduras durante períodos superiores a um ano e por isso apresenta um exuberante conjunto de características aromáticas e gustativas que o diferenciam dos outros espumantes comercializados no Brasil.

Passada esta demorada etapa na qual o espumante permanece turvo se faz necessário iniciar a fase de deslocamento das impurezas formadas principalmente por leveduras, até a boca numa operação conhecida como rémuage, expressão francesa que quer dizer removido.

Realizado em planos inclinados chamados pupitres, as garrafas iniciam esta fase na posição horizontal e ao longo de semanas, através de movimentos rotativos de 1/4 e 1/8 feitos manualmente, vão deslocando as impurezas até a boca da garrafa.

As garrafas nas quais as impurezas foram levadas até a boca são colocadas de ponta cabeça nas chamadas "pilhas de boca" onde permanecem até o momento da eliminação das mesmas, a adição do licor de expedição (sabor extra brut, brut ou demi-sec) e liberação para o comercio.


 

Compartilhe

 

Encontre diversos produtos e sabores em nossa loja.

 
 
// Todos os mdulos, exceto vinhos, tero o flash dos vinhos.